Fork me on GitHub

12/09/12

Projeto 7: Monitor de Bateria

Monitor de Bateria com PIC


Este projeto tem como objetivo de avisar previamente de uma falha na bateria e continuamente medir a tensão. Se ele estiver fora dos pontos de ajuste programados, alerta o piloto, ativando um LED.



O projeto pode ser aplicado a automóveis, bicicletas ou motocicletas e poderia também ser utilizado para outras aplicações de monitorização de tensão.


O circuito usa um PIC12F683 microcontrolador, que mede a tensão de alimentação do veículo usando um conversor analógico para digital (ADC) e compara-o para definir pontos de tensão, ativando o LED bicolor para alertar o piloto quando a tensão vai para fora da faixa de operação normal esperada.


  • acima de 15,1 volts o LED pisca laranja
  • entre 15,1 e 13,2 volts, o LED ficará verde;
  • entre 13,2 e 12,4 volts, o LED vermelho é constante;
  • abaixo 12,4 volts, o LED pisca vermelho;


Enquanto a tensão permanece dentro da faixa de tensão de carga, o LED verde desliga-se após cerca de 15 segundos. Se você deseja que o LED permanecer continuamente, feche SJ1.

CALIBRAÇÃO
Os valores dos três pontos de ajuste são calculados com base nas resistências R1 e R2 e a tensão de referência de 5V. Isto é feito pela ligação de JP1 depois de ligar o circuito a partir de uma fonte de alimentação variável. A fonte de alimentação variável é ajustado até que a tensão medida na entrada para o ADC(TP1 e TP2) usando um voltímetro de precisão é exatamente 2.50 V. Uma vez definido, o jumper é removido e o PIC calcula e salva um multiplicador de correção. O valor do multiplicador é então aplicado aos pontos ajustados durante a operação normal.

DOWNLOAD:

Firmware: vmon.hex;
Código Fonte: vmon.asm;

2 comentários:

  1. como poderia deixar o led aceso direto acima de 15.1 volts

    ResponderExcluir
  2. como retirar a lerdeza de acionamento tipo tensão passou de 15 volts o rele aciona na hora

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas!!