Fork me on GitHub

Microcontrolandos

O Blog está passando por uma fase de mudanças. Todos os posts estão sendo atualizados, códigos, links e imagens estão sendo arrumados. Conteúdos novos ainda estão por vir.

O que é Microntrolador?

Share:

O Que É Microcontrolador?

Um microcontrolador (também denominado MCU) é um computador encapsulado, contendo um processador, memória e periféricos de entrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos PCs). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações do produto.





Os microcontroladores se diferenciam dos processadores, pois além dos componentes lógicos e aritméticos usuais de um microprocessador de uso geral, o microcontrolador integra elementos adicionais em sua estrutura interna, como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leitura para armazenamento de programas, EEPROM para armazenamento permanente de dados, dispositivos periféricos como conversores analógico/digitais (ADC), conversores digitais/analógicos (DAC) em alguns casos; e, interfaces de entrada e saída de dados.

O consumo destes microcontroladores em modo de espera pode chegar na casa dos nanowatts, tornando-os ideais para aplicações onde a exigência de baixo consumo de energia é um fator decisivo para o sucesso do projeto.



Microcontroladores são geralmente utilizados em automação e controle de produtos e periféricos, como sistemas de controle de motores automotivos, controles remotos, máquinas de escritório e residenciais, brinquedos, sistemas de supervisão, etc.

Existem vários modelos e vários fabricantes de microcontrolador, entre eles: Microchip( PIC10Fxx, PIC12Cxx, PIC12Fxx, PIC16Fxx, PIC18Fxx, PIC24Fxx, dsPIC), Atmel( AT89 Series, AT90 series, ATMega Series, ATTiny Series), Texas Instruments ( TMS370, MSP430), etc.

2 comentários: