Fork me on GitHub

Microcontrolandos

O Blog está passando por uma fase de mudanças. Todos os posts estão sendo atualizados, códigos, links e imagens estão sendo arrumados. Conteúdos novos ainda estão por vir.

Arduino - Componente para o Proteus

Share:

Arduíno - Componente para o Proteus


Existem vários tutoriais por aí de como utilizar o Proteus para simular um Arduíno, mas são na verdade circuitos. Esse aqui é um componente, e facilitará muito suas simulações.


Criei esse componente que faz a simulação do ARDUÍNO MEGA2560 R3, do ARDUÍNO UNO R3 e também o ARDUÍNO MEGA1280.




Para adicioná-lo, baixe o arquivo compactado, extrai-o e copie o arquivo para a pasta LIBRARY que por padrão, fica no diretório:

PROTEUS 7: C:\Program Files\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY
PROTEUS 8: C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY ou
 C:\Program Files\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY





Criado por mim, Tiago Henrique.



NOVA VERSÃO

97 comentários:

  1. Olá amigo, estou querendo colocar um LCD 16x2 numa placa de circuito impresso, mas não acho o componente com layout no ARES no Proteus.
    O LCD é esse do desenho abaixo, o amigo pode me ajudar?

    http://imageshack.us/photo/my-images/94/examplelcd16x2.png/

    Parabéns pelo blog, tem me ensinado muito! ;)

    ResponderExcluir
  2. Fico muito contente!!

    No meu PROTEUS, eu tenho esse layout e até um modelo 3D.

    Vou passar pra você. Copie os 3 arquivos para a pasta LIBRARY dentro da pasta do PROTEUS. Depois e so vc procurar por "lcd". O link e esse aqui "https://sites.google.com/site/microcontrolandos/arquivos/lcd.zip"

    Qualquer duvida e só comentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... copiei os links para a pasta certa, porém não apareceram no meu PROTEUS. Pode me ajudar?

      Excluir
  3. Oi Henrique, acabei de baixar, muito obrigado!

    Dinho

    ResponderExcluir
  4. Olá Tiago, sou eu novamente. o Dinho. Agora to em busca desse borne para o proteus. Já pesquisei na net e não achei. É esse do site abaixo:

    http://www.soldafria.com.br/borne-2edgrc-macho-90-graus-4-terminais-p-2972.html

    Desculpa o trabalho, mas é para um projeto da escola que estamos montando.
    Agradeço desde já!

    Abraço!

    Dinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho esse dois borne, mas não é exatamente o que você quer.
      https://sites.google.com/site/microcontrolandos/arquivos/Borne.zip

      Excluir
    2. Voce pode desenhar o componente do seu modo no proteus, se precisar dele em 3d visite este site
      http://www.3dcontentcentral.com/Search.aspx?arg=born
      para baixar vc tem que criar uma conta e senha.

      espero ter ajudado mesmo depois de tamto tempo.

      Excluir
  5. Obrigado por disponibilizar esse "componente", facilitou demais para fazer as simulações!

    ResponderExcluir
  6. Excelente biblioteca cara... estou fazendo um curso quase todo baseado em sua biblioteca...inclusive fiz referência no meu blog http://edxtecnologia.blogspot.com.br/2013/02/curso-arduino-simulando-arduino-com.html Um Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tinha dando uma olha no seu blog, e no canal do youtube!! parabéns, gostei demais!

      Que seu blog e o canal façam muito sucesso!!!!!

      Excluir
  7. Olá amigo,muito boa sua biblioteca,estou começando agora com proteus,(só usava o eagle)e vai me ajudar muito,pergunto,como são feitos os componentes em 3D no proteus?seria um programa cad?Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, parabéns pela ideia desse componente arduino para proteus, estou tentando passar o sketch para o arduino na simulação do isis mas eu não consigo achar o arquivo .hex dos meus sketchs, só acho mesmo o .INO, vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando você compila o sketch, na parte inferior do programa, verá o endereço onde se encontra o arquivo .hex.
      Espero ter te ajudado!!!

      Excluir
    2. no programa do arduino vai em FILE --> PREFERENCES e marca a opção COMPILATION e depois compila... ai vai aparecer um monte de coisa naquela janela preta... ali vai ter um arquivo ponto .hex, copia o endereço e joga no explorer...

      valeu, espero ter ajudado.

      Excluir
  9. pego las librerias de arduino pero no los puedo ver al momento de cargar componentes...???

    ResponderExcluir
  10. como faz para colocar um programa feito no IDE do arduino para dentro do microcontrolador no simulador??? qual formato eu salvo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você compilar o programa, na parte inferior do IDE, você vai encontrar dois endereços de arquivo, um vai estar no formato ".elf" e o outro ".hex". Escolha qualquer um e copie. Clique duplo sobre o componente e cole o endereço no campo "Program File".

      Excluir
  11. [Retificação]Em que pastar devo colocar esses arquivos para usar no proteus 8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente será neste diretório "C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY".

      Excluir
    2. Esse é o problema, não existe essa pasta (LIBRARY).

      Excluir
    3. Você provavelmente esta indo no arquivo de programas ai então no labcenter... a pasta ProgramData esta fora dos arquivos de Programas mas dentro do C...

      Excluir
  12. Também baixei o Proteus 8 e na pasta dele não tem LIBRARY.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho q todo mundo esta confundindo. A pasta LIBRARY esta no "C:\PROGRAM DATA\" e nao "C:\PROGRAM FILES".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago!

      Baixei o Proteus 8 "Professional" e na pasta dele em; "c/prog/Labcenter/proteus professional" só tem as pastas:

      BIN, DRIVERS, HELP, LICENCE,TRANSLATIONS e VSM STUDIO. Não tem nem LIBRARY e nem DATA.Tu sabes porquê?

      Excluir
    2. As pastas citadas por você estão na pasta "C:/PROGRAM FILES/..."
      As outras pastas "LIBRARY, MODELS, SAMPLES" estão na pasta "C:/PROGRAMDATA/..."

      Excluir
    3. Estou com o Proteus 8 também e não existe essa pasta PROGRAM DATA!

      Excluir
    4. eu estou com o mesmo problema dos amigos... por enquanto estou usando a versão 7.7

      Excluir
    5. Dentro da pasta Labcenter Eletronics, tem duas pastas do Proteus 8, uma tem o nome Proteus 8 (DEV), dentro dela vocês irão achar a pasta libraries.

      Excluir
  14. cara, muito bom o arquivo, por acaso teria o arduino mega para o ares também ? estou precisando desse arquivo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Oi Tiago Henrique, falo da Colômbia e, como eu não sei nada de Português usar o tradutor do google. Bem, primeiro de tudo excelente trabalho com esta biblioteca Arduino, parabéns. Estou escrevendo para perdir a sua permissão para usar esta biblioteca em um livro e blog que estou criando. Aguardo a sua resposta imediata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, muchas gracias!
      puede utilizar en su libro y el blog si!!

      Excluir
    2. ok Tiago Henrique, muchas gracias por el permiso y por responder al comentario.

      Tiago Henrique ok, muito obrigado pela permissão e para responder ao comentário.

      Excluir
  16. Olá Tiago, utilizo a v.7 e na pasta library não existe nenhum arquivo indexado (.idx)de nenhum componente. Ele funciona só na 8? O .lib roda ok sózinho (sem .idx) na v7?
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É estranho, pq no no meu Proteus cada arquivo ".lib" tem um ".idx"

      Mas nem precisa desse ".idx"

      Excluir
  17. Olá Tiago Henrique como vai cara. Meu proteus é da versão 7.1, e não da certo a instalação dos arquivos para simulação do arduino (o proteus trava quando tenta ler "arduino.lib'). VC tem alguma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente atualiza-lo, esta biblioteca é somente compatível com a versão 7.10 ou 8.0 do Proteus.

      Excluir
  18. Tecla Ctrl + R insere C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY depois enter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEEEE ! VALEUUUU ! PESSOAL, COPIEM E COLE ESSE ENDEREÇO QUE É SUSSA ! :P

      Excluir
  19. Olá Tiago, parabéns pela sua biblioteca, gostaria de saber se posso utilizar a sua biblioteca em algumas apresentações e treinamento que irei fazer?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Olá baixei o Proteus 8 instalei normalmente, porém não achei a pasta Library em C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY digito o caminho mais aparece uma mensagem de erro dizendo que o mesmo não existe, a pasta estava oculta, entrei nela mas não há nenhuma referencia a pasta raiz Labcenter Electronics.

    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, eu achei a pasta library, ela está oculta na raiz do disco C: ...
      Se estiver precisando ainda me add no face que eu te mostro como achei ..

      Abrçs !

      Reinaldo R.

      Excluir
  21. Olá Thiago! Primeiro gostaria de lhe dar os meus parabéns pela criação desta excelente ferramenta, principalmente para mim que estou começando a programa arduino, é uma ferramenta que podemos efetuar simulações antes dos testes. Então, gostaria de lhe pedir uma ajuda, eu consigo simular um cooler no proteus via arduino? Porque nao vi um recurso la semelhante. Outra coisa, gostaria de lhe perguntar se posso citar seu projeto em meu artigo para conclusao do meu curso. Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Copiei os 2 arquivos para a pasta LIBRARY, mais dentro do Proteus não visualizo os componentes ARDUINO. Saberia me informar o que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Galera, vai um passo a passo rapido de como instalar no Proteus 7 ok
    1- Baixe o arquivo ARDUINO.ZIP no link acima e descompacte
    2- Aparecerá os arquivos ARDUINO.ADX e ARDUINO.LIB, marque-os e clique em recortar.
    3- Vá até C:\Arquivos de programas\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY e cole os arquivos aqui.
    4- Execute o proteus, quando ele abrir vá até a aba COMPONENT MODE e clique no famoso botão P para escolher o componente a inserir.
    5- Vai abrir a janela PICK DEVICES e nela a caixa Keywords: para você digitar o nome do componente, digite: ARDUINO e pronto, ira aparecer 3 modelos.
    6- Escolha um, e clique na area central do proteus/isis e pronto, é só montar

    ESPERO TER AJUDADO A QUEM NÃO TÁ CONSEGUINDO.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Thiago,

    Testei o simulador de Arduino e gostaria de publicar um link para o seu blog em minha página: www.ordemnatural.com.br
    Abraço, João

    ResponderExcluir
  25. nÃO EXISTE A PASTA LIBRARY NO MEU PROTEUS O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  26. Olá Tiago, acabei de efetuar o download, mas ao extrair só encontrei apenas 1 arquivo. isto confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outro arquivo nao era importante e acabei retirando. vlw!

      Excluir
  27. Bom dia, na versão 1.2, os pinos PWM não funcionam, ou funcionam? Fiquei confuso.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o conhecimento que você compartilha, parabéns pela boa vontade.

    Estou procurando desenvolver um projeto para captar a rotação de um motor utilizando sensor indutivo e um arduino, você poderia me direcionar a uma linha de estudos?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. No meu ISIS v7.1 SP4 não está carregando o arquivo .LIB

    ResponderExcluir
  30. Atualize o proteus para versao 7.10. Voce pode encontrar aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Thiago. . . Excelente para nós que estamos a começar aprender esse mundo novo PIC.

    ResponderExcluir
  32. oLÁ Amigo... tenho a versão 7.8 SP2 do Proteus... Instalei sua biblioteca mais quando entro no Pick Device e digito "ARDUÍNO" não aparece nada... Vc sabe o que pode estar acontece? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  33. o link nao tem dois arquivos... sem o arquivo idx nao tem como utilizar o componente no ares pois nao existe a package. poderia postar novamente com o arquivo .idx por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O componente é usado somente no ISIS. Este arquivo idx é criado automaticamente pelo Proteus quando a biblioteca é carregado.

      Excluir
  34. Boa noite... esse cara ai que você criou tem o arduino mega 2560 R3, do R3 para o comum tem algumas diferenças... você teria o comum para disponibilizar?

    Parabéns pelo blog... é muito show.

    ResponderExcluir
  35. cara... e eu tenho outra dúvida... o meu programa de arduino não está gerando o arquivo .hex

    o que pode ser... em vez de dar o erro de que não foi encontrado placa, ele dá um erro de que não encontrou a COM4. Na verdade quando fui selecionar a com antes de compilar, não estava disponível para seleção o item "serial port"... espero que possa ajudar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já solucionei um dos problemas.... pra deixar pra galera que não ta conseguindo gerar o .hex...

      no programa do arduino vai em FILE --> PREFERENCES e marca a opção COMPILATION e depois compila... ai vai aparecer um monte de coisa naquela janela preta... ali vai ter um arquivo ponto .hex, copia o endereço e joga no explorer...

      valeu, espero ter ajudado.

      Excluir
  36. Esse é o melhor site que já encontrei na net com material para desenvolvimento. Parabéns aos administradores e colaboradores.

    ResponderExcluir
  37. Olá Thiago, gostaria de saber se é possível simular o Serial Monitor com sua bibliote Arduino no Proteus.
    Obrigado
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  38. Thiago como encontro a pasta library do Proteus 8 PO
    Augusto

    ResponderExcluir
  39. como eu passo uma programação do arduino(software) para usar no arduino no proteus?

    ResponderExcluir
  40. hoje em dia não e fácil encontrar um blog deste nível ,via net,muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  41. Alguém sabe onde posso encontrar um tutorial para criar componentes "simuláveis" no proteus ? gostaria de simular o SG3525AN ou SG3524N. Eu consegui criar os componentes mas eles não funcionam na simulação. Agradeço qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA! Se o circuito interno deste CI for simples voce pode desenha-lo e exporta-lo para ".MDF". Outro modo é criar uma dll, utilizando uma linguagem ( nao lembro o nome! ) propria do Proteus. Eu sabia de um site que mostrava como se faz essa programação. Se eu encontrar coloco aqui!!!

      Excluir
  42. Muito Bom, seria difícil fazer um I2C. Posso te enviar gratuitamente o I2C.
    me contate se tiver interesse: Claudio@centroarduino.com

    ResponderExcluir
  43. Ola pessoal,baixei o proteus mas não consigo visualizar a biblioteca e os exemplos do mesmo
    Baixei o arquivo do arduino mas so baixa a library faltando o outro arquivo, podem me ajudar?

    tec.dariosouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Ola, na pasta que foi instalado o proteus 8 não tem a pasta library e não tem a pasta de exemplos como a do proteus 7, favor alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  45. Olá! muito boa informação. Como faço para gerar o arquivo HEX Arduino esboço para fazer simulação no Proteus?. Graças Saudações da Argentina.

    ResponderExcluir
  46. GALERA NAO É PROGRAMA FILES(ARQUIVOS DE PROGRAMAS) TAO CONFUNDIDO NOME DA PASTA É PROGRAM DATA. ELA FICA NA RAIZ C: ELA FICA OCULTA MAS PRA FICAR MAIS FACIL COPIA E COLA ENDEREÇO DO SITE QUE VOCES VAO ACHAR tal pasta ela existe sim vcs que estao procurando lugar errado. em resumo copia e cola link do post que vai dar certo. flw.

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde.
    Sou estudante de engenharia de automação...estou fazendo um projetinho com arduino lcd e teclado matricial(este ultimo é dificil achar material esclarecedor na internet).
    Mas vamos lá.

    Estou programando o Lcd. E blz. Coloquei alguns nomes pra aparecer no LCD e quando terminam vai para um Menu, onde tem duas opções...1-Manual...2-Automatico.

    Então criei um botão para simular a primeira opção. Então quando aperto esse botão que simula a opção 1...entra no menu Manual. Este menu tem mais 3 opções...1-Eixo X...
    2-Eixo Y...3-Eixo Z. Então criei outro botão para acionar a opção 1.
    Só que quando aperto fica aparecendo o primeiro Menu...Manual...e o segundo Menu...Eixo X.

    A condição do primeiro botão é if(8)==1...ou seja se pino 8 lê 1 roda a programação.

    A condição do segundo botão é if(7)==1...roda a programação.

    Só que ao que me parece o LCD entende q o pino 8 continua 1(HIGH) e quando aperto o segundo botão ficam rodando os dois.
    Como corrigir isto...como mudar de tela sem ficar aparecendo a anterior? Tanto avançando como recuando.

    Desde já, agradeço!
    meu email: gleidsonirlan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  48. Thank you for this useful model.
    I have a question about something related.
    I want to simulate DS1820 sketch(playground.arduino.cc/Learning/OneWire) in proteus.
    Everything is fine with your arduino model but using an ATMega328 microcontroller with clock src of 16MHz leads to "No more addresses."
    What's the trick? Would you please help me.
    Regards

    ResponderExcluir
  49. Nao da pra colocar programas feito na IDE do arduino??

    ResponderExcluir
  50. Very nice work well done.

    When i was try to use it i found only one problem, i was using SoftwareSerial library and the Rx is not trigger at all it was like to be unconnected. I try on proteus 7.10 and on 8.1, do the same on both.

    ResponderExcluir
  51. Very nice work well done. was When i try to use (Arduino UNO) i found only one problem, i was using SoftwareSerial library and the Rx is not trigger at all it was like to be unconnected. I try on proteus and 7:10 on 8.1, do the same on both

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Thiago, primeiro quero parabenizá-lo pelo seu blogspot.

    Baixei a sua biblioteca do arduino e o Proteus 8 está dando a seguinte mensgem de erro:

    mixed model AVR2.DLL failed to authorize - Product Key found.

    Source - DUINO1

    O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde gostaria de uma ajuda para instalar este simulador arduino para o proteus por favor aguardo reposta.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite
    estou tentando baixar o arduino MEGA, mas apenas encontro a nova versão do UNO. Tem como baixar a versão "velha" do arduino uno e mega?

    ResponderExcluir
  55. please share nrf24l01 module for proteus

    ResponderExcluir
  56. alguem tem a biblioteca do sensor indutivo para arduino UNO ?

    ResponderExcluir
  57. meu kro kd os links desses q estao anunciados ai? meu projeto usa o mega!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://sites.google.com/site/microcontrolandos/arquivos/ARDUINO.rar?attredirects=0&d=1

      Excluir
  58. e o mega q tenho nao tem os pinos pares de 22,24 disponiveis!!!!

    ResponderExcluir
  59. pleas help me, i can't find Arduino Leonardo in proteus or add Arduino Leonardo library in proteus.

    ResponderExcluir
  60. Essa biblioteca só tem o Uno R3, ela simula o ARDUÍNO MEGA2560 R3 e também o ARDUÍNO MEGA1280?

    ResponderExcluir
  61. mesmo na raiz não encontrei a pasta program data

    Mesmo assim parabéns pelo canal

    ResponderExcluir
  62. Olá, gostaria de saber se alguém conseguiu a biblioteca do NRF para o Proteus? Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Sobre não encontrar a LIBRARY do Proteus. É necessário mostrar as pastas ocultas no windows:

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/como-visualizar-pastas-e-arquivos-ocultos-no-windows-7.html

    Em seguida, vai aparecer uma pasta que antes estava oculta chamada ProgramData, na unidade C:/, la dentro vai estar a pasta C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY

    ResponderExcluir